9 de outubro de 2012

A VIDA NO CAMPO




"Que bem que se está no campo"...
Decerto que esta frase é familiar a alguns de vós, que me leem por aqui...

À medida que o Tempo vai passando e costurando todas as situações que vivemos ao longo da Vida, a verdade é que cada vez mais a vida no campo me traz muita curiosidade e simpatia...

Urbana eu...
Sempre fui !

Nunca vivi noutro lado que não nas cidades cheias de azáfama, de luzes, de barulho, de stress, de gentes apressadas que tampouco se dariam ao trabalho de notar se calcei um sapato diferente do outro, ou se nem tempo eu tive para colocar a maquilhagem antes de sair de casa !

Nunca me incomodou essa indiferença das gentes que vivem à pressa...
E sempre me dei muito bem com isso, nunca sequer se colocou na minha mente a possibilidade de viver noutro local que não numa cidade, onde tudo o que eu necessito me rodeia, onde quase nem carro preciso para fazer o que seja, já que tudo está ao alcance de umas valentes caminhadas ou de uns transportes públicos que se assemelham muitas vezes a enlatados com pessoas lá metidas dentro à pressão...

Pais, Avós... todos vêm do campo...
É certo que trabalharam nas cidades grandes, mas as origens radicam-se em locais quase despovoados, cheios de uma tranquilidade que "fere" os ouvidos e inunda o espírito...

E, sempre que visito de novo esses locais, hoje já muito mais desenvolvidos do que outrora, quando eu fazia casinhas e estradas com lama e brincava à beira dos riachos com as minhas bonecas a quem eu costurava orgulhosamente vestidos de gala (não sei costurar, nem sei que dom era esse que eu teria naquela época...), a saudade das borboletas e das rãs que eu apanhava na beira dos riachos bate-me à porta inesperadamente.

Começo-me a imaginar naqueles locais tão apaziguadores, as recordações sucedem-se umas atrás de outras, as saudades de um Tempo que não vai mais voltar mas que me trouxe as mais belas vivências... o sabor do antigamente, as melodias do silêncio nos campos apenas entrecortado pelo esvoaçar de uma ave mais irrequieta...

Urbana eu...
Sempre fui ! 
Não sei até quando o serei...


Isabel





























16 comentários:

  1. Olá amiga,
    Eu estou no campo e ando a sonhar com uma capoeira... tudo vi mudando e nós também! Nunca desejei uma horta, uma capoeira... agora queria!
    Lindo este post, belas palavras.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lenita,

      Obrigada pela tua visita aqui a este meu outro espaço...

      Uma capoeira ? :-)
      A Mãe diz que não tem uma porque a prenderia e quando tivesse que se ausentar seria complicado... mas de facto denota-se uma mudança à medida que o Tempo vai passando, não é ?

      Obrigada pelo carinho.

      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Amiga.
    Que prazeiroso este teu cantinho aquí...Amei.
    Que lugares mais gostosos e relexantes.... Também amo o campo. tanto que tenho uma casa no interior de São Paulo, que é o meu paraiso, onde me recarrego sempre para o dia a dia na cidade. O lugar não é muito grande,então tenho de selecionar tudo que alí ponho...mas é uma delicia, a brisa, o cheiro a visão da terra no campo.
    Parabéns por este cantinho e sempre que der estarei por aquí..Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gina... que Bom "vê-la" por aqui !
      Adorei a sua visita, amiga !

      Pois é, o Tempo passa e parece que o Campo nos atrai mais e mais pela tranquilidade que dá à Alma...
      É um pouco o regresso do Ser Humano ao antigamente, não é ?

      Venha quando puder ! Estarei também por aqui !

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Gostei imenso, Isabel. Este teu espaco acalma-me, a serio. So fico nervosa de nao poder provar de imediato as tuas iguarias. Mas disso, ja temos falado, nao e?
    Beijinhos grandes
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Maria, tão bom que vieste a esta minha "casa" !
      Feliz de te "ver" por aqui e de provocar essas sensações boas...
      Quanto às iguarias, o mesmo digo eu da tua cozinha deliciosa...
      Trocamos iguarias ? :-)

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  4. A vida no campo é realmente outra coisa.Chega-se a uma idade na nossa vida (e eu já devo lá ter chegado)que apetece ter um canto diferente e quem passou a vida na cidade quer o campo e vice versa...pois e então dizia eu que a vida no campo é (ou deverá ser)despreocupada,sem horas e tratar das hortas,flores arvores que nos vão dar aquilo de que precisamos para uma paz interior! acordar com o chilrear dos passarinhos,sentir o cheiro do campo ou da chuva que bate na vidraça do nosso quarto,ouvir o galo a cantar de manhã....ter o pão quentinho á porta,apanhar a laranja para um sumo,ir á despensa buscar o doce que se fez na véspera....eh...onde vou eu?!divago nesta pagina que apetece comentar e que ficou tão bonita.Voltarei!bj

    ResponderEliminar
  5. Ana, divaguei contigo e senti-me transportada para o teu campo !
    Tão bom imaginar todas essas situações que referiste, sem pressa, sem relógio... em paz !
    Começo a desejar essa paz mais e mais à medida que o Tempo avança...

    Obrigada pela tua visita, amiga !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá!!!
    Como eu te compreendo!!!
    Se há coisa que mais desejo são as belas tardes passada no campo da Avó , rodeada de uma imensidão de aromas verdes e frescos, simplesmente adoro.
    Mas tb me trás alguma tristeza, as coisas por mais que nós não queiramos estão sempre a mudar ... e noto alguma nostalgia da minha parte ao recordar partes da minha vida nesse cenário, sinto falta de determinadas pessoas que me completavam naquele paraíso, sinto falta das tradições que outrora juntava uma mesa cheia de pessoas ..
    Enfim, ficam as recordações e os passeios pelos maravilhosos trilhos.
    Adorei o teu post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia,

      Sim !
      É verdade que os espaços que outrora contemplávamos estão incompletos...
      Faltam as gentes e as pessoas que nos são querida e que recordamos...
      É por isso que certos locais serão sempre especiais, porque embora hoje vazios das vozes dessas pessoas, guardam no ar o burburinho que nos alegrou naqueles tempos...
      E é isso que sempre nos faz lá voltar... a ânsia de recordar e de re-viver aqueles momentos !

      Faço como tu ! Passeio só por alguns lugares, falo sozinha com as árvores como se falasse com as gentes que antigamente me alegravam.
      Saudades !

      Beijinhos e obrigada por também compartilhares comigo esses teus momentos !

      Eliminar
  7. Olá:)
    Vim espreitar a brisa...
    Mais um excelente blog que mais tarde ou mais cedo teria de existir porque nem só de chocolate vive a Isabel. Já deu para perceber que essa sua cabecinha não pára...
    Gostei muito de observar o seu campo e as suas outras papinhas além do chocolate que já é tão bom!!! Virei mais vezes certamente.
    Um grande beijinho dos ratinhos cozinheiros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lala,

      Como gosto de a "ver" por aqui também ! :-)

      Obrigada pelo seu imenso carinho... parece até que advinhou o meu pensamento...
      Sou de facto e sem qualquer sobra de dúvida amante incondicional de chocolate, mas nem só de chocolate vive uma chocólatra ! :-)

      Amiga, volte quando desejar, estarei por aqui para a receber de braços abertos !

      Grande beijinho para Si e para os seus lindos ratinhos !



      Eliminar
  8. Gostei de conhecer um pouco mais de ti!
    Eu nasci e cresci em Mirandela. Uma cidade mas não muito desenvolvida e rodeada de aldeias e de natureza. Sei bem do que falas. Ainda me recordo de visitar amigos dos meus pais e de ouvir o som do galo a cantar das galinhas a cacarejarem, os ganços, os patos. Um dia veio um ganço enorme atraz de mim! Nem imaginas o susto que apanhei!
    Agora gosto de os ver bem longe de mim.
    Recordo-me dos acampamentos com o Grupo de Jovens de São João Bosco. Sempre em aldeias com rio e gentes simpáticas e muito acolhedoras.
    Tive uma infância muito boa e rodeada sempre de muita natureza.
    Sei também o que é viver numa grande cidade.
    Residi em Braga 3 anos e agora em Aveiro. Engraçado que as pessoas em Braga são muito distantes e raramente se cumprimentam. Em Aveiro já é diferente. Cumprimentam-se mas não são de grandes falas.
    Acho as pessoas do interior e das aldeias mais acolhedoras e humildes. Sinto muitas saudades de conviver com pessoas assim. Por falar nisso vou passar o fim de semana a Mirandela. Yupi! Ai que saudades!
    Estou com vontade de me embrenhar pelos montes a fora! Conviver com aquela gente doce.
    Acho que tenho que parar de escrever. Caso contrário fica aqui um testamento! Desculpa! Entusiasmei-me!
    Adorei as fotos!

    Mais uma vez um excelente fim de semana.

    Beijinhos

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Aurea,

      Já me fizeste rir aqui a visualizar a cena do ganso !!
      É que precisamente este ano, quando fui de férias, visitei um jardim onde havia gansos à solta... e não é que um deles me veio bicar ?
      Claro que eu me tinha aproximado demais, mas nunca esperei tal reacção dele... era mau o bicharoco, eh eh eh

      Não sabia que moravas em Aveiro, a minha mãe mora próximo de Aveiro ! :-)
      E também gosto muito de Mirandela, não conheço a fundo mas já visite e adorei !

      Desculpas de quê ? Adorei ler-te, também sou tagarela, por isso não te preocupes.

      Um beijo bem grande !

      Eliminar
  9. Olha só menina Isabel, vim conhecer seu outro cantinho e me apaixonei por ele, pois a dona ja admiro demais. Veja só sua receita de caqui me transportou a infância, e pra completar essas lindas fotos me fizeram recordar mais ainda os bons tempos de outrora que já se vão longe, mas sempre junto ao coração. Que delicia. Como vc vivo em uma cidade grande e tudo é mais fácil e prático, tudo temos as mãos, e sou igualmente urbana, mas as vezes se faz necessário um lugar desse, junto a Natureza, aos aniamizinhos, flores e pássaros. Adoro isso. E adorei seu cantinho, vou voltar muitas e muitas vezes. Beijinhos amiga por hoje falei demais não é? hehehe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh... querida Josy, que alegria vê-la aqui também...
      É um espaço diferente, mais generalista, digamos... :-)

      Não falou nada demais, adorei todos os seus comentários, você é uma querida, eu já lhe tinha referido a minha grande admiração por Si !

      Beijinhos grandes, amiga

      Eliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.