17 de maio de 2014

PUDIM DE MORANGOS








Eles estão aí em força... doces, carnudos, de cor bem vermelha, os morangos são um dos ícones da Primavera já perfeitamente instalada.

É um dos frutos que não dispensamos tão logo começam a aparecer e a sorrir para nós, quase que pedindo para que os levemos connosco, é um dos frutos mais amados aqui por casa...








Muito se tem feito por aqui, com morangos e sem eles... muitas receitas testadas de revistas culinárias e também comprovadas, mas sem que delas haja registo por aqui ou no Blog do Chocolate

Não é por isto ou por aquilo, é tão simplesmente pelo cansaço que se tem apoderado de mim e arranjar todo o cenário (que nem sempre é o ideal), bem como arranjar tempo para os horários propícios para apanhar a melhor luz, concentração e ambiente nem sempre é fácil.
Acredito que também vos aconteça.

Com esta situação, as minhas publicações são, já de há alguns meses a esta parte, cada vez mais raras em ambas as cozinhas além do que me foi diagnosticada uma epicondilite bem brava (que praticamente me imobilizou certos movimentos) devido ao uso excessivo do computador (com o qual trabalho quase 8 horas por dia) não só no emprego mas depois também em casa. 
Por estas razões tenho abrandado o ritmo e, claro, isso também se reflecte nas mais parcas visitas que vou conseguindo fazer-vos.

Espero que não levem a mal e que compreendam mas, de facto, tornou-se incomportável para mim fazer visitas diárias até porque eu própria não publico com essa frequência.







Bom... lamúrias à parte, vamos lá mas é dar mais cor à Vida e desfrutar de todas as suas potencialidades em sobremesas capazes de nos tirar do sério como um simples, mas delicioso, Pudim de Morango !

Provam comigo ? :)


Ingredientes:


  • 8 folhas de gelatina vermelhas
  • 500 gr. de morangos
  • 280 gr. de açúcar
  • sumo de meio limão
  • 4 decilitros de natas 
  • 200 gr. de queijo creme (ou 2 iogurtes com aroma de morango)
  • 2 claras
  • morangos q.b. para enfeitar




Preparação:


Demolhe a gelatina em água fria.
Arranje os morangos, corte-os em pedaços e triture-os com 260 gr. de açúcar e o sumo do meio limão e coloque-os num tachinho.
Leve a lume brando, mexendo e deixando ferver por 5 minutos.
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Reserve 1/3 deste preparado no frigorífico e junte ao restante a gelatina escorrida e mexa até que se dissolva.

Bata as natas  até ficarem firmes e envolva o queijo creme.
Adicione o creme de morango e gelatina já mais frio, envolva delicadamente e reserve.







Bata as claras em castelo e junte-lhes o restante açúcar e bata mais um pouco. Envolva-as com o preparado anterior e depois coloque-as numa forma de pudim, cujo interior tenha sido previamente passado por água fria.
Leve ao frigorífico até solidificar bem (cerca de 12 horas).

Para desenformar, passe o exterior da forma durante breves segundos por água quente, vire sobre um prato e desenforme.
Verta o molho de morango reservado sobre o pudim e decore com morangos.








Bom Apetite !  



Fonte: revista "Mulher Moderna na Cozinha" nº 60, pág. 44

25 comentários:

  1. Nem sabes como me apetece roubar esse pudim :)
    ficava tão bem na minha mesa :)
    Está lindo, com uma textura perfeita e aveludada.
    Adorei esta receita, é simples e fica deliciosamente provocante, quem resiste?!
    Vou roubar a receita :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Querida Isabel, lamento saber que estás com esse problema, tens mesmo que abrandar a utilização do computador... Eu compreendo perfeitamente, porque mesmo sem nenhuma limitação fisica, é muito díficil a quem trabalha fora de casa, conseguir visitar todos os blogues que acompanha com regularidade. A mim acontece-me o mesmo, infelizmente o tempo não estica...
    Mas falemos agora do teu pudim. Amiga, fiquei deslumbrada! Eu adoro morangos, mas este pudim é das coisas mais lindas que já vi feitas com eles... Está lindo demais e as fotos estão maravilhosas!
    Um grande beijo e desejo as tuas melhoras!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, Isabel!

    Em primeiro lugar quero desejar-te as melhoras. Desconhecia essa doença. Espero que recuperes rápido.
    Em segundo devo-te dizer que gostei muito do teu pudim. Ficou perfeito. Bem decorado e a julgar pelos ingredientes é bem delicioso e sedutor. Gostei e muito. ;)

    Continuação de um excelente fim de semana.

    Melhora rápido. ;)

    Beijinhos,

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  4. O pudim está deveras tentador ;) Não me importada nada de o provar.
    Desejo-te as melhoras.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Isabel este pudim de morangos está com um maravilhoso aspeto! Parabéns! Adorei a sugestão ;) Beijinhos

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Isabel,

    Não sabia que estavas doente. Infelizmente a falta de saúde é o que mais nos paralisa. Desejo-te por isso e, antes de mais, as melhoras.
    Apesar de desconhecer os motivos da tua ausência, pensei que era apenas a tal dose de preguiça que, em certos momentos, dá a todos os bloggers, certo é que a tua ausência foi sentida. Há muito que pensava quando voltarias a publicar!

    Quanto ao teu pudim de morangos, ele está lindo, vibrante e já a chamar por comidas frescas e coloridas! :) Adoro morangos, são também um dos frutos favoritos. São alegres, saborosos e docinhos e dão muita cor e sabor a vários pratos. O teu pudim não é excepção, pois, além das "aparentes" virtudes, há-de estar também carregadinho de sabor!

    As melhoras e um beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Isabel,
    Lindas fotos, lindas, cores, adorei o pudim, (adoro morangos), esse ficou uma verdadeira tentação.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  8. Eu também digo Hummmmm!!
    Que côr linda, deliciosa, fresca...apetece meter a colher...

    Uma otima sugestão, o tempo aquece e estas pudim bem fresquinhos, sabem mesmo bem.

    As tuas melhoras amiga, abranda se é isso que te beneficia.
    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  9. Olá, Isabel!
    Não é agradável quando o nosso corpo nos faz estas reviravoltas, espero que consigas uma boa e rápida recuperação.
    Este pudim é uma boa maneira de animar o espírito :) ...eu ando numa fase que só me apetece fazer bolos e doces com frutos desta cor, só de os ver já fico bem humorada! E ficam tão vaidosos nas fotos, não ficam?! Adorei este teu pudim e a decoração ficou linda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Já tinha ficado a babar qd vi a foto no facebook , tinha de vir cuscar e anotar a receita :)
    Perfeito Isabel , adorei :)
    Beijinho doce e boa semana !

    ResponderEliminar
  11. Adorei a sugestão. Fantástico este pudim. Espero que a vida lhe sorria daqui em diante. Beijinho :)

    ResponderEliminar
  12. Tão lindo e fresco, só apetece comer uma fatia... ou duas!

    ResponderEliminar
  13. Judia, judia mesmo da amiga...
    Não tem problema não, depois vai ficar com remorso de não ter guardado nem um pedacinho p/mim kkkkk
    Delícioso!
    Bjssssssss amiga querida e uma semana de bençãos p/vcs

    ResponderEliminar
  14. Eu compreendo perfeitamente a tua situação, Isabel! Nem sempre temos tempo, força e disposição para publicar e comentar... E ter um blog é um passatempo, algo que nos deve dar alegria e não ser uma obrigação! Pelo menos é assim que eu vejo as coisas :)
    E agora coisas boas! Alguém falou em morangos?? Sou doida por morangos, é a minha fruta favorita nesta altura :) O pudim ficou lindo, que maravilha!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Isabel,
    O pudim é maravilhoso, está espectacular! As fotos estão fantásticas!
    Espero que recuperes rapidamente e que continues a publicar receitas deliciosas :)
    Passar muitas horas no computador tem os seus custos, a mim acontece-me o mesmo e certamente acontece também a grande parte das pessoas que têm blogues , mas não te preocupes. Chega onde puderes. Sem stress, com calma e de modo a que te dê prazer, como refere a Cuca.
    Põe-te boa ;)
    Um beijo muito grande*
    Vanda

    ResponderEliminar
  16. Olá minha querida!
    Para mim também não tem sido fácil publicar porque tive o meu sogro doente! A vontade não está sempre presente e a concentração também não! Por isso, compreendo a tua situação e desejo-te rápidas melhoras...

    Em relação ao teu pudim devo dizer-te que tem um aspecto divinal e delicioso. Eu adoro morangos e as sobremesas com os mesmos estão entre as minhas preferidas! Fotos lindas como sempre!

    Mesmo a publicares mais espaçadamente estou sempre por aqui a fazer-te companhia!
    beijinhos e muita força
    Paula

    ResponderEliminar
  17. Querida Isabel,
    o pudim, esse ficou maravilhoso, com uma cor linda :)
    Os morangos têm o encanto de tornar tudo ainda mais belo, não é?
    As melhoras para ti minha querida, menos publicações mas todas elas lindas como esta, sim?
    Espero que recuperes!
    Um grande beijinho querida

    ResponderEliminar
  18. Querida Isabelinha, não sabia que vc está com epicondilite. Esses movimentos repetitivos para quem trabalha em demasiado com computador, sempre nos causa dor dores de cabeça, eu não posso ficar muito tempo sentada diante do computador que a dor na coluna e no coccix volta com força total. Por isso também estou mais distante da Blogsfera, e vc deve fazer o mesmo, se cuide. Como sempre digo,existe vida além do blog e nossa saúde é prioridade. Espero que vc melhore logo. Lindo seu pudim, com a fruta que mais gosto só pode ter ficado delicioso, além de um belo visual como sempre. Estimo sua melhoras. Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Oh, que chatice :( Espero que melhores muito brevemente!
    O pudim? Fabuloso, majestoso e outras coisas terminadas em oso, como, por exemplo, delicioso!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá Isabel, que pudim mais lindo... belíssima cor, imagino o sabor que ficou com estes lindos morango fresquinhos!
    Melhoras para voce, se cuida!
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Querida amiga!
    O teu pudim ficou lindo e com uns morangos tentadores, como me saberia bem agora uma fatia, mas vou levar-te a receita. Então Isabel, abusaste desse cotovelo e agora vais para férias forçadas. Espero amiga que recuperes bem e depressa, cuida-te porque fazes aqui muita, muita falta. Também me ausentei muito tempo, a mãe no dia 29 de abril teve uma crise que durante duas semana tivemos os dois de revezar-nos a vigiála, acredita que quase dei em doida. O que me ajudou a distrair foi o meu post, mas minha querida, quando não nos vêm, somos um pouco esquecidos.
    Beijinhos grandes amiga

    ResponderEliminar
  22. Querida Isabel,
    Sim, claro que eu provo contigo e quero uma fatia bem generosa, pois sou moça de alimento, eheheh!!
    Adoro tudo neste pudim, desde a cor à textura, passando pela apresentação.
    Espero que fiques melhor da tua epicondilite e claro que não tens de fazer visitas diárias a ninguém, até porque a blogosfera é um prazer e não uma obrigação certo?

    ResponderEliminar
  23. Com o entusiasmo esqueci-me dos beijinhos...
    Beijinhos grandes,
    Lia

    ResponderEliminar
  24. Isso não é um pudim...isso é um espetáculo! Lindíssimo mesmo. Desse jeito é até uma pena cortar, rs. Deve ser uma delicia, amo tudo que vai morango e amei essa receita! =)
    Beijos e boa semana!

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.